sábado, 22 de dezembro de 2007

Siga o coelho

Já ouvi uma vez que cada passo confirma o anterior.

É bom sentirmos que estamos evoluindo, aprendendo com os erros ou acertando de primeira em algo que não sabíamos que era mais fácil do que pensávamos.

O problema é fazer as coisas esperando recompensas, aplausos, ou em casos extremos, que ergam uma estátua em sua homenagem. Fazemos algo bem-feito quando fazemos com amor. Eu vejo exemplos no meu trabalho mesmo, os meus melhores desenhos foram sempre os que eu não fiz por dinheiro.

Eu me desviei do assunto?

Muitas pessoas vivem reclamando que não servem para nada, que não tem nenhum dom ou talento. Acho isso uma desculpa para parar de lutar. Todos sonham, mas nem todos alimentam os sonhos e por conseqüência eles vão definhando dia após dia. E o que é o sonho, senão uma direção do que queremos para as nossas vidas? Se em seu sonho você é talentoso em alguma coisa, não vale a pena se esforçar para ver se realmente isso funciona na prática? Não podemos esperar também que todos tenhamos talentos inatos. Adiciona aí muito estudo, muita luta.

Será que eu me desviei do assunto?

Mas aí entra o caminho que seguimos na vida. Se eu uso muito do meu tempo tentando ser bom em algo para qual eu não sirvo e depois no fim da vida eu olho para trás e me arrependo de tudo por ter passado todo o tempo trabalhando num emprego que eu odiava então de nada serve o esforço, a luta, o sangue e o suor. Que trágico.

Quem nunca pensou consigo mesmo "O que eu estou fazendo com a minha vida?", ou o clássico "A que ponto eu cheguei?" ou até mesmo o velho e bom "E se a minha vida fosse diferente?".

Um bom exemplo é o da faculdade. O sujeito entra num curso qualquer que escolheu na base de uni-duni-tê e, passados 2 semestres, vê que não é nada daquilo que quer para a vida, aí ele pensa que já pagou 2 semestres e fica com dó de terminar, aí resolve pagar mais 3 anos por algo que só trará infelicidade no campo profissional. É a mesma coisa que começar a comer e perceber que a comida está estragada, e aí continuar por dó de jogar fora. Se percebemos que estamos no caminho errado é hora de avaliar o cenário e mudar de curso. Um passo de cada vez, sempre analisando se é a direção certa para ter a certeza de não se arrepender depois e ficar sonhando com alguma realidade alternativa.

Um comentário:

Anônimo disse...

Texto bacana que você escreveu...mostra claramente que objetivos que devemos traçar ao longo da vida devem ser acima de tudo planejados, assim não sendo algo de frustração no futuro. Teh a próxima!