quarta-feira, 16 de junho de 2010

Elementar meu caro Watson [atualizado]

E mais uma vez um review atrasado (isso já está virando uma constante huehuaha).
Ontem eu assisti Sherlock Holmes, em sua nova versão mais aventuresca e nem tanto menos detetivesca. Resumindo diria que é um Batman sem máscara que sem parece sujo e bêbado. Mais uma vez o ator Robert Downey Jr. deu um show de interpretação e parece que dessa vez tá firmado na reabilitação das "dorgas", pois há muito tempo não aparece nas notícias por ter dado algum vexame ou por ter sido preso. Aliás fica aqui a dica: procurem os filmes anteriores desse ator, muitos o conhecem só na fase pós Homem de Ferro, mas ele já fez muito filme bom nos tempos de doidão.




Tá, mas e o filme?
Estou dando voltas e não estou falando quase nada do filme, pois bem, a direção do filme ficou a cargo do ex-senhor Madonna, Guy Richie (não, não é o da Menina Veneno), diretor de Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes, Snatch - Porcos e Diamantes, Revolver e Rock´n Rolla. No filme, apesar de não ser passado no mundo de mafiosos, traficantes e assaltates que ele foram palco dos filmes anteriores, podemos notar que o estilo se manteve. As cenas de ação, como sempre, são em seu estilo único e visceral, com destaque para as cenas em que o protagonista elabora estratégias de luta e, estas, são mostradas de forma genial em câmera lenta.

Os personagens
Talvez o maior risco foram as mudanças nos personagens, se bem que dizem que mesmo antes eles não eram fiéis aos livros e que agora só enalteceram outras características, mas como eu não li os livros não sei quem está certo e para falar a verdade eu não estou ligando pra isso. O que importa é que agora o Sherlock Holmes é porradeiro sem deixar o lado intelectual e observador de lado.
Já o bom e velho Watson, não é só mais um sidekick e também parte para as cabeças, tanto que para afastar a imagem do Watson gordinho chamaram o grande ator Jude Law que também sempre manda muito bem em seus filmes.

O vilão, Lorde Blackwood, é interpretado pelo ator Mark Strong, que parece estar se especializando em vilões, pois sempre consegue parecer mau sem ficar um vilão galhofa.
Para o interesse romântico do herói, temos a sempre bela Rachel McAdams, embora eu não tenha me convencido muito nas cenas em que ela luta ela foi bem nas cenas dramáticas e nas engraçadas.

Um filme muito divertido, atuações competentes, com roteiro inteligente em uma trama bem amarrada e com um gancho para uma sequência que não pareceu forçado. Gostei. :D

Em nota:
Eu dormi no meio do filme, não porque ele é chato, mas porque eu estava com sono, com frio e a cama estava quente. Mas eu acordei, voltei o filme onde eu havia parado e assisti ele inteiro.

3 comentários:

Danusa disse...

Vc esqueceu de falar que dormiu no meio........ kkkkkkkkkk

Fernando Shoiti Schatzmann disse...

Tá, bom, eu acrescento isso...

#Acadêmica disse...

=D
bem, ouvi uma opinião não tão favorável a respeito desse filme, porém, a sua me deixou curiosa e vou dar uma olhadinha depois ;)

Ahh
a opinião foi de um sujeito que gosta muito dos livros do Sir Arthur Conan Doyle e por conseguinte do jeito que o Sherlock é retratado na obra. Ele achou que o filme não "atingiu de jeito a ferida", se é que me entende.

Não posso opinar ainda, pois não vi.

Enfim, com isso verei assim que possível.

A postagem tá ótima, mais uma vez!

=***