domingo, 1 de junho de 2008

Taí uma coisa que eu nunca tinha parado para pensar

Como medimos os nossos atos? De onde vem a certeza de que é o certo a fazer?
Essa dúvida sempre pairou sobre a humanidade, não importa a raça ou a crença, a questão do que é certo esteve lado a lado com a nossa história.
Acabei de pensar em uma coisa e corri para escrever aqui. Creio que não vá resolver tudo, mas ajuda muito. Multiplique tudo por mil.
Você tem a dúvida se é legal ou não o que está fazendo? Pense como seria se mil pessoas estivessem fazendo o mesmo no mesmo local. Se parecer insuportavelmente caótico então não é legal. Da mesma forma, se mil pessoas estivessem fazendo o mesmo que você e a harmonia e a paz perdurassem, pode ter certeza que é uma coisa muito legal de se fazer.
É um pensamento muito simples, vamos pegar o exemplo da música. Se você canta bem, mil pessoas cantando bem é uma coisa muito legal, mas se canta mal, imagine um coral de mil vozes desafinadas, ouvidos sangrando, não é muito agradável, né? Não estou tão desperto a essa hora, mas acredito que essa "matemática" serve, para ser aplicada em quase tudo, para sabermos se somos ou não pessoas agradáveis. Uma vez identificado o problema (e aceito) é mais fácil de se corrigir e melhorar.

Agradecimentos à Flavia, pois essa idéia surgiu quando eu estava conversando com ela.

Nenhum comentário: